De cara você diria em duas letras WL! Realmente a WL (Fut Champions) foi um divisor de águas para quem ficava no pula pula de divisões online, e agora com um modo temporadas praticamente esquecido no menu do FUT 17!

Não podemos esquecer os desafios (SBC) que movimentaram o mercado de transferências, criaram picos de venda em cartas de overall baixo.

Indo em FOCO ao ponto FUT 17 deixa um legado de abertura a novas possibilidades dentro do ULTIMATE TEAM!

Depois da EA tentar apostar com elencos futebol feminino (since FIFA 2016) que atingiu apenas 12% dos jogadores e agora com o modo Jornada, que sem dúvidas ficou bonito, gerou um ambiente virtual interessante da vida de um jogador, mas que para ser a cereja do bolo precisa ser mutiplayer total, ULTIMATE TEAM é ainda de longe o cerne de ganhos!

O maior lucro $$$ é sem dúvidas o jogo das cartinhas (ULTIMATE TEAM) e todos suplementos nele criados, fato esse que por dois anos consecutivos é o carro chefe da franquia.

A chave dessa movimentação – COMPETIÇÃO x RECOMPENSAS!

A falsa sensação de ganhar na loteria da EA, falsa porque depende de variáveis como concentração, habilidade, muita SORTE, basicamente uma fórmula de vencer a si mesmo e oponente a cada game online é o ingrediente que vicia a massa de gamers.

FIFA 17 com novo motor Frostbite e jogabilidade alterada, não desafiou ninguém ao extremo, a adaptação foi tranquila, custaram upgrades, mas nada que desde a versão 15/16 não estamos acostumados, nesse ponto não observou-se um legado, foi mais do mesmo, um redesenho com novo motor gráfico, citando gráficos que sempre esperamos maior evolução, maior uso de hardware dos consoles de última geração, ao menos a altura de uma sensação de B1(Battlefield) onde usa Frostbite!

Alguns mais críticos irão apontar o óbvio que o jogo foi escrito do zero, etc, mas saliento o quanto isso alterou a curva de nossa experiência como gamer?

Números!

FIFA 17 é o 3º jogo mais vendido na plataforma PS4 e o 1º no PS3 citando apenas essa plataforma que concentra a maioria de jogadores, creio que na plataforma XBOX ONE e XBOX 360 não fique muito longe dessa média.

O lucro bruto da EA hoje apenas no modo ULTIMATE TEAM (leia-se FIFA POINTS) bate mais de 1,5 bilhões ano, beira tranquilamente 2bilhões até o final da hype, principalmente com tantos eventos criados nessa versão 17. Somente para compreender o que isso significa, em 2016 as negociações do FUTEBOL VIDA REAL movimentaram 1,88 bilhao entre importações e exportações apenas do Brasil!

Esse lucro dos FIFA POINTS encheu os cofres da EA que particularmente digo: - “fez uma bolsa de valores interno no jogo, onde um gamer comporta-se como um trader, aplicando e investindo, rentabilizando seu deck/time, são milhões de transações diárias todas elas com inflação calculada a 5% para cada negociação.

FIFA 17 vendeu tranquilamente 9milhões de unidades contra 500mil de seu principal concorrente (PES).

Fala sério é uma mina sem fim de dólares e euros.

Críticas dos Youtubers Brasileiros!

Sem citar nomes já conhecidos, alguns brasileiros que ficaram fora da seletiva para o Mundial do FIFA 2017, responsabilizaram a EA por uma organização desastrosa e relapsa aos brasileiros junto a parte de documentação/visto, resposta em e-mails entre outros o que impediu o embarque desses gamers “famosos” que dedicaram muitas horas jogando para a devida classificação das vagas! Ironicamente o Brasil é um senão o maior centro de jogadores da franquia! EA vacilou bonito!

Grandes Clubes entram no campo Virtual!

Foi nessa versão 17 que a torcida organizada Dragões da Real (São Paulo) anunciou entrada no campo virtual de PRO Clubs FIFA no Brasil, sem entrar nos detalhes de valores de compra de time, destacamos que CBFV conta com 80 clubes filiados e 1.200 jogadores registrados , um mundo nada pequeno! Com alterações na estabilidade do modo, cada vez mais aumenta a curva próxima ao ULTIMATE TEAM! O que poderá no futuro caso a EA decide criar modos $$$ ser um concorrente direto do UT – inteligente pois a EA cria o “concorrente” e ganha 2x!

Conclusão

Às vésperas de FIFA 18, inclusive com os convites já sendo enviados desde ontem dia 09/08/2017 para testes no beta do jogo, entendemos que o LEGADO de FIFA 17 está na forma de criar NOVAS POSSIBILIDADES! Veja por exemplo as três versões de ICON STORIES criados ao FUT 18 em todas plataformas, a remodelação no lançamento dos OTW, novos desafios SBC etc.

EA através do FIFA 18 não vai melhorar conectividade, estabilidade de bugs, alterar drasticamente AI de jogadores, esse esqueleto já está feito e com críticas ou não funciona é 20x superior em vendas ao seu concorrente direto!

O “bolo” em efeitos de ilustração terá a massa igual, o recheio, a cereja e adornos esses sim, todos anos passarão sempre por mudanças, por novo design, por marketing digital apurado para atrair novos interessados!

E aí quer um pedaço do bolo nº 18?
Pague pelo Legado!

Deixe uma resposta