Hoje pela tarde acompanhamos as novidades do nosso tão esperado FIFA 16 na conferência E3. Para quem esperava altas informações foi decepcionante, pois não se foi muito além do que se tinha falado anteriormente. Para muitos o ponto alto foi o nosso grande e ilustre Pelé, que foi voz e presença marcante no primeiro teaser da versão anunciada, dando o ar da graça numa entrevista rápida ao vivo (Nos recusamos a falar sobre o inglês a "la papai joel" tanto do vídeo confira aqui quanto da entrevista ihihihihi).

 

 
A EA sabia que esperávamos, arrisco até dizer estávamos desesperados por  algo mais sólido, maiores informações não sobre design (vide o subjugado PES) , mas sobre correção de bugs, melhoria na jogabilidade e etc. Sabendo disso ela se apresentou agora no início da noite na pessoa de Gilliard Lopes, produtor da franquia FIFA, através do seu perfil no Twitter e trouxe muitas, mas várias melhorias que estarão disponíveis na nova versão. Como sabemos que vocês são muito ocupados, decidimos compilar e trazer para vocês todo o conteúdo, ok? 😛

Segue toda a conversa (cerca de 1 hora) na integra formatadinho!! 😀

 

Bora então!

Primeiro vou falar sobre as novas features, depois responder ALGUMAS perguntas, beleza?
Quem está na E3 tem a oportunidade de JOGAR  FIFA 16 e com isso realmente sentir as muitas novidades de gameplay este ano - é outro jogo. Esse tipo de inovação é simplesmente impossível de transmitir em um vídeo na conferência de imprensa por isso estou aqui pra destrinchá-las pra vocês. Mas antes, um desabafo: fomos HONRADOS com a presença do melhor jogador de futebol do mundo em nosso palco. Pelé é a essência do esporte. Fico muito triste em ver as pessoas fazendo piada sobre o Pelé. Pra nós é um momento único, muito mais importante do que a feature A ou B. Afinal, temos tempo pra falar sobre #FIFA16 às pampas até Setembro. Mas ver, ouvir e sentir as experiências do Pelé é único.

Pronto. Vamos falar de gameplay então!

Qual a maior reclamação de todo mundo no jogo do ano passado? Velocidade, falta de recursos da defesa para parar os atacantes. O FIFA 16 será o jogo mais balanceado que já fizemos. Capturamos centenas de novas animações para os zagueiros acompanharem o movimento dos atacantes. Defensores são bem mais ágeis, se mantém em contato com o atacante mais facilmente, e a velocidade do jogo inteiro foi ajustada tb.

A outra grande melhoria está no posicionamento defensivo, tb muito criticado. Este ano reescrevemos a inteligência dos defensores. Agora, quando você se desloca para cobrir uma ameaça, automaticamente os companheiros identificam os espaços deixados e correm para cobrir. Essa é uma das maiores mudanças do game na defesa e finalmente te dá a liberdade de controlar o zagueiro sem medo do espaço deixado atrás.

Quem nunca jogou o controle na parede quando aquela bola interceptável passa do lado do pé do zagueiro que não estica a perna pra cortar? Em todo o campo, jogadores estarão se posicionando para interceptar os passes com mais agressividade. Uma nova opção tática permitirá a você especificar o quão agressivo cada jogador será na interceptação - pois existe o risco de errar a bola. Assim como no futebol real, jogadores com melhor visão, posicionamento e agilidade serão mestres em interceptar passes. Já com os zagueiros mais lentos, a melhor estratégia é ser menos agressivo e manter a posição entre o atacante e o gol.

Ainda na defesa, temos mais animações de carrinhos e botes em pé, se levantam mais rápido e podem cortar a bola enquanto levantam do chão. E outra novidade: o defensor pode FINGIR O BOTE para enganar o atacante. Nossos jogadores também interrompem automaticamente um carrinho mal dado no meio do caminho, levantam rápido e estão prontos para outra.

DEFESA: mais agilidade, interceptações agressivas controladas por vc, falso bote, recuperação rápida, balanceamento total da velocidade.

Por tudo que eu falei, parece que todo jogo vai ser 0 a 0 agora né?  CA-CALMA, Ainda tem os goleiros!

 

"FIFA não muda, todo ano a mesma coisa, blá blá blá"

Ano passado, assumimos um risco absurdo e reescrevemos os goleiros DO ZERO. Sabíamos que o goleiro precisava de uma revolução para se encaixar no jogo altamente baseado em física dinâmica que temos no resto do campo e somos os primeiros a admitir que esse risco se mostrou na forma de muitos bugs no goleiro ano passado. Essa nova tecnologia dos goleiros amadureceu muito este ano. Eles estão mais inteligentes, defendem os chutes por cima com mais precisão. Na saída do gol e na hora de correr pra evitar o escanteio, tudo isso também foi muito melhorado. O goleiro está muito confiável no FIFA 16

Muito bem. Parecem que acabaram os gols no FIFA, né não? NÃO.

 

(Parêntese pra falar dos clubes brasileiros que 90% das pessoas perguntam)

Não falaremos de licenciamento hoje. Negociações seguem acontecendo. Esforço completo do time de licença é em trazer o Brasileiro de volta. Eu estou no mesmo barco de todos vocês, torcendo muito pra isso. Espero que aconteça. Serei o primeiro a divulgar aqui se/quando puder. Por que não falar de licença? Simples: pode atrapalhar as negociações em andamento. Enquanto não estiver 100% assinado, não podemos falar

 

De volta ao foco de hoje: jogabilidade. Repetindo: FIFA 16 será a experiência mais balanceada de futebol que você já jogou. Eu garanto!

Outro ponto que muita gente reclamava ano passado: criação de jogadas. Todos os ataques online se resumiam a correr com a bola. Palavras de vocês, não minhas, mas fora o exagero eu concordo em parte - o abuso da velocidade atrapalha o uso de outras táticas. Este ano, além do balanceamento da velocidade em si, estamos trazendo muitas melhorias no meio do campo para criar jogadas. O FIFA16 permite o jogo muito mais cadenciado. Passes foram tunados para você poder colocar mais força neles, e evitar a interceptação. Reescrevemos a fundo o código que seleciona o alvo do seu passe - acabaram os bugs ridículos quando o passe vai pro jogador errado. E uma grande novidade que eu estou adorando: segurando um dos triggers e apertando o botão de passe, a bola vai com muita força! É o passe típico do salão, bem forte pra aproveitar algum buraquinho na defesa. O receptor precisa de uma boa matada pra não perder a bola, mas quando usado na situação certa, é matador. Uma das melhores novas armas que eu já vi na armação de jogadas no FIFA.

Eu sempre tive uma bronca dos cruzamentos no FIFA, em parte porque eu jogava de meia direita na vida real (10 anos e 15 quilos atrás). No FIFA 16 você cruza não só para um jogador, mas para o espaço, e os atacantes e defensores batalham pra chegar lá primeiro. Essa é uma parte fundamental dos cruzamentos que faltava. Até o ano passado, a bola vinha e os jogadores estavam paradões esperando chegar, agora você pode observar o espaço, a direção de corrida do atacante, e cruzar na frente pra ele chegar chegando. Ficou fantástico, principalmente nos contra-ataques com bastante espaço na área, muito realista e gostoso de usar. Tudo isso é balanceado com os atributos do cara que cruza, e também quanto espaço livre ele tem pra cruzar. Ao invés de bater na bola em 90 graus, o ponta que tiver espaço vai ajustar a corrida pra bater na bola de frente, aumentando a precisão

No ataque, o mesmo código que os defensores usam pra fechar os espaços, os atacantes utilizam para encontrar os buracos. A movimentação dos atacantes está ainda melhor. O foco não é somente em correr pro espaço à frente, mas mover lateralmente ou até para trás. Os atacantes não tentam simplesmente correr em direção ao gol, mas sim achar o espaço longe dos defensores pra receber a bola com mais tempo. Na finalização, capturamos muitas novas animações. A bola pode vir de qualquer ângulo, lenta ou rápida, o atacante acha um jeito de bater nela. Claro que o erro na finalização depende dos atributos, precisão na hora de apertar o botão, e dificuldade da jogada em si.

E agora, uma das maiores novidades, que vai mudar para sempre a forma de driblar no jogo...

Até então, qualquer mudança de direção durante o drible precisava de um toque do jogador na bola. A partir do FIFA 16, o jogador pode driblar SEM ENCOSTAR NA BOLA. Fingir que vai para um lado (sem tocar nela) e ir para o outro (tocando). Segurando um trigger, você move o direcional da esquerda e o jogador habilidoso dá um drible de corpo naquela direção sem encostar na bola. Ideal quando a bola já está se movendo com certa velocidade, o atacante permanece perto dela mas engana o defensor. Ao largar esse trigger, volta o modo de drible normal, então ao mudar de direção o atacante conduz a bola novamente. Essa combinação de apertar e largar o trigger enquanto se movimenta faz o drible no FIFA16 ser MUITO fluido, realista e diferente. Novamente, atributos e cansaço do jogador determinam a velocidade e precisão dos dribles com ou sem toque na bola.

 

ATAQUE: busca inteligente do espaço, passe com força, escolha precisa do alvo, cruzamento no espaço, mais finalização e drible sem tocar na bola.

 

Respondendo aos milhões de perguntas sobre modos de jogo: temos MUITAS novidades no modo carreira, FUT, modos online este ano, MAS não falaremos delas agora. Foco é na jogabilidade primeiro. Nos próximos meses teremos novos trailers mostrando isso tudo. Modo Carreira é o meu preferido. Este ano será uma experiência muito mais dinâmica, que faltava nesse modo. Mais que isso não posso falar. FUT vem com uma novidade grande também. Acho que ninguém espera mas todos vão curtir. Vou jogar muito esse modo no FIFA 16.

 

Essas foram as palavras tecladas pelo sempre acompanhado Gilliard Lopes.

Estaremos de olhos abertos e assim que surgirem novidades traremos para vocês. Fiquem ligados conosco!!!!

Abraços

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito show essa matéria!!! Deu ainda mais vontade de jogar o Fifa 16! Essas mudanças foram muito boas mesmo pelo visto!! Vc explicou direitinho e aguçou muito para jogar o game!!! Já queria amanhã!! hhaha abração!!!

  2. Gostei muito da nova dinâmica e física do jogo, acontece que tenho mania de pressionar o botão x diversas vezes ao tentar recuperar uma bola e sempre obtive muito sucesso. Não me adaptei e não fiz questão de tentar adaptar a defesa tática. No jogo final devia ter uma opção de se cancelar esse falso bote, não consigo marcar jogadores mais rápidos como cr7 e Bale e toda hora tomo gols bobos e perco as partidas. Pra mim isso ai foi um retrocesso, se a pessoa aperta o x mesmo que sem querer ela fica totalmente batida no lance e o adversário sempre se beneficia, tá foda! Fora isso, sou só elogios ao jogo.

  3. jogar modo classico x modo alternativo nem pensar

    Hora do início da conversação Feb 4, 2016 12:56:05 PM EST
    Hora do fim da conversação Feb 4, 2016 1:19:15 PM EST
    Duração (tempo total da conversação) 00:23:09
    Operador Ana
    Transcrição da conversação
    informação : O teu tempo aproximado de espera é de 0 minuto(s).
    informação : Estás pronto para conversar com Ana.
    Ana: Obrigado por entrar em contato com a Experiência do Cliente EA, me chamo Ana. Em que posso ajudar?
    Tu : boa tarde
    Tu : quando configuro um controle para jogar em modo classico e meu filho configura o dele em modo alternativo no fif 16 os dois controles ficam no mesmo modo , sempre no modo que foi colocado por ultimo.
    Tu : ja tentei varias vezes
    Ana: Boa tarde.
    Ana: Com quem tenho o prazer de estar falando, antes de mais?
    Tu : mas sempre fica a configuração do ultimo controle, então ou só jogamos classico ou mo alternativo
    Tu : wanderson
    Tu : desculpe aninha
    Tu : Aninha
    Ana: Muito prazer, Wanderson.
    Ana: Você joga no XBOX One, correto?
    Tu : isso mesmo
    Ana: Poderia me indicar o endereço de email associado à sua conta EA, por gentileza Wanderson?
    Tu : …
    Ana: Muito obrigada.
    Ana: Wanderson, essa situação é à partida algo relativo às configurações do seu console, dos controles utilizados no caso, e não necessariamente do jogo.
    Ana: Você já contatou o suporte da XBOX para verificar esta situação?
    Tu : sim eles me disseram que é uma situação especifica do jogo e me deram este link de vocês
    Tu : o único jogo que tenho dificuldade com controle e o fifa 16 mesmo
    Ana: Hmm, ok.
    Tu : queria saber se é uma falha do jogo
    Tu : outros amigos tambem me disseram a mesma coisa
    Ana: Se bem entendo Wanderson, você e seu filho estão tentando jogar juntos porém com configurações de controle diferentes, correto?
    Tu : isso
    Tu : tem a opção para cada jogador
    Tu : jogar como se adpta mais
    Tu : eu jogo no classico chuta com b e tal
    Tu : ele joga no alternativo chuta com x
    Tu : e outros comandos mais
    Tu : ate entra no modo mais quando vai jogar prevalece a configuração do ultimo controle
    Ana: Ok. Estou entendendo Wanderson, agradeço os esclarecimentos. Peço que me dê um momento para verificar esta situação, por gentileza.
    Tu : eu quem agradeço
    Ana: Disponha! Volto num momento.
    Ana: Muito obrigada por ter aguardado, Wanderson.
    Ana: Estive verificando esta situação com nossos especialistas técnicos, e me informaram que de fato essa situação é intencional e o jogo está programado desse jeito.
    Ana: Ou seja, não será possível jogar com configurações distintas, terá de ser sempre a mesma.
    Ana: Desde já agradeço sua compreensão, nesse aspeto.
    Tu : ãnossa então so posso jogar contra quem usa o controle igual eu ?
    Tu : jogo caro
    Tu : com opção que não funciona
    Ana: É, temo que seja isso mesmo. Não existe a possibilidade de utilizar configurações diferentes em cada console.
    Tu : em cada controle no caso
    Ana: Perdão, isso mesmo.
    Ana: Me equivoquei, era controle que queria dizer.
    Tu : rnossa pois registre essa eclamação
    Tu : porque sempre que vem alguém em casa jogar comigo ou eu e meu filho um tem que ceder
    Tu : e jogar no modo que o outro joga
    Ana: Com certeza Wanderson, pode ficar seguro de que ficará registrado.
    Ana: Já está registrado, aliás.
    Tu : nota 0 para a equipe de desenvolvimento do fifa
    Ana: Desde já lamento que o jogo não esteja correspondendo às suas expetativas nesse aspeto.
    Tu : vou dizer para o meu filho que não posso jogar com ele
    Tu : ou meus amigos
    Tu : a menois que aprenda a jogar no modo alternativo
    Ana: Pode sempre Wanderson, as configurações de controle precisam é ser as mesmas.
    Tu : ou que eles aprendam a jogar no modo classico
    Ana: Tem mais alguma questão em que possa ajudar de momento, Wanderson?
    Tu : sim posso receber esta conversa por email?
    Tu : vou registrar em alguns foruns sobre o assunto
    Ana: Aperte o botão “email”, no topo, para receber a transcrição da nossa conversa no seu email.
    Ana: Poderá dispor dos forums oficiais do FIFA, aqui:
    Ana: http://answers.ea.com/t5/FIFA-16/ct-p/fifa-16-en
    Tu : muito obrigado, boa tarde.
    informação : A transcrição da tua conversação será enviada para ….. no final da sessão de conversação.
    Ana: Disponha, obrigada eu!
    Ana: Posso ser útil em alguma outra questão que tenha por ora?
    informação : A transcrição da tua conversação será enviada para …. no final da sessão de conversação.
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