Falar do FIFA16 é abrir um leque com uma longa lista de desejos de todos fifeiros e fãs, bem como aguardar a melhoria dos quesitos básicos para aqueles que valorizam a jogabilidade.
A EA despertou a atenção do fifeiro implantando um novo sistema no mercado de transferências, ao determinar um piso e um teto no preços dos jogadores. Literalmente os vendedores de coins foram quebrados ao meio comercialmente falando. Esta ação extinguiu as vendas, criou o que chamamos de PE (Ponto de Equilíbrio), gerando um valor médio nas cartas e vislumbrando como será o FIFA16 neste aspecto de mercado.

FIFA 16 O QUE ESPERAR DO NOVO MERCADO?

Para o FIFA16 os jogadores virão com métrica do valor mínimo e máximo, como de costume em todo inicio os jogadores custarão caro, ou seja, estarão no teto máximo de valor. O consumo de FIFA POINTS será mais elevado, pois de um modo geral todos querem aproveitar o inicio e tirar jogadores com overall mais alto e assim, tecnicamente estocar para vendê-los posteriormente a um preço maior. No entanto diante a nova regra de price range, o valor máximo estará padronizado, portanto não existirá muita variação no mercado, pois todos saberão o preço máximo que um jogador como Hazard,Neymar irá atingir!

De um modo até escancarado a EA tem trabalhado muito com a questão de status (cartinhas coloridas) que em termos de atributos mudam muito pouco os stats do jogador ouro/raro ou não mudam, como no caso das cartas do Saint Patrick's Day. Estas cartas apenas fomentam mercado, criam um tipo de ilusão que por ela ser de uma cor diferente o jogador é melhor e não é!

Shane Long - Cor diferente, mesmos stats, cerca de 20 vezes mais caro
Shane Long - Cor diferente, mesmos stats, cerca de 20 vezes mais caro

São pequenos detalhes sutilmente colocados ainda nesta versão 15 que nos dão visão de como a EA quer controlar o mercado no 16, ela eleva o preço do jogador apenas mudando o designer da carta e não o atributo que é o que interessa ao jogador.

E isso visa o que?

Unicamente e exclusivamente a abertura de packs!

De que como? Através de FIFA POINTS, pois torrar coins em packs hoje não é a maneira mais inteligente de investimento, afinal a venda de coins tornou-se inviável, ao considerar que você não irá colocar um IBRA em buy now para obter 1kk de coins.
A EA restringiu os meios de um jogador tornar-se milionário, mas poderia pensar seriamente em criar desafios mais amplos, complexos, desafios para obter coins no jogo, incrementos a cada partida que privilegiassem a evolução do clube em sua temporada, isso é inteligente e da de ser feito.

ALGUMAS MELHORIAS QUE ESPERO NO FIFA16

Uma das grandes decepções desta versão do FIFA15 foi a tal AI (Inteligência Artificial) dos GK's!
Não importa se você usa o Handanovic ou Neuer, mais de 50% da atuação de qualquer goleiro comete falhas grotescas, que não refletem inteligência artificial alguma e sim um grande bug do jogo!
É incrível observar que em tanto tempo de FIFA o jogo ainda não tenha um sistema de defesa decente, capaz de ser uma referência no jogo!
E a cada upgrade isso se torna pior.

Não precisamos mencionar que a velocidade e o PHY nesta versão 15, privilegiaram Don Ibarbo, Lord Doumbia e Sheik Emenike, isso é uma grande MERDA, apesar de na vida real a velocidade ser sim um ponto crucial dentro de um elenco, não podemos esquecer que passes bem elaborados, cruzamentos precisos e finalizações orquestradas são os elementos de uma boa partida, por isso em minha opinião a EA poderia rever a configuração de milhares de jogadores, trabalhando tecnicamente nisso e não apenas bugando alguns. A Impressão que passa é de um jogo BETA sempre com algo a fazer.

A liga brasileira fez falta nesta versão e espero que isso possa ser licenciado nesta nova versão do FIFA16, pois hoje o Brasil é um dos maiores mercados e públicos de game do Mundo em especial FIFA.

Passou da hora de um modo CREATOR dentro do Ultimate Team, sim criar seu jogador ou até mesmo seu elenco, evoluir ele, ter a possibilidade de criar uniformes, escudos e até mesmo comprar seu estádio com as coins obtidas no jogo! Isso seria um grande diferencial no jogo, o deixaria "vintage" oldschool, mas oxigenaria um FIFA que a cada vez mais fica muito comercial e menos divertido.

Muitas melhorias podem ser feitas pois estamos diante ao next gen, em outros jogos vemos o poder de processamento das novas plataformas e ficamos espantados com os recursos disponíveis, pois então, porque tudo isso não pode ser incorporado ao FIFA16?
Sim pode e DEVE!

Devemos cobrar isso da EA, devemos divulgar nossos desejos, nossos anseios para a criação de um jogo que irá valer cada centavo.

Chega de tanta atualização ruim, ATUALIZE, MAS FAÇA ALGO REALMENTE BOM EA!
Deixe abaixo seus comentários sobre o que desejaria no FIFA16.

Abraço e boa jogatina!

14 COMENTÁRIOS

  1. Por um Fifa 16:
    Liga Brasileira
    Servidores fixados,com estabilidade..
    Legends nas plataformas PSN..
    Desde o fifa 09 até o 15 não concertam o “bug” nas comemorações,de jogador atravessar jogador…
    E com relação aos Legends..jogadores que realmente tem que estar:
    Zinade
    Ronaldo
    Cafu
    Maradona
    Rivaldo
    Puskas
    entre outros,só ver a lista de melhores jogadores do século/melhores da história,e você vai ver nos top 50,que não estão nem metade…

    • Gostei das idéias do SS. Boas! Ah! Só lembrando que no FIFA 15 pra PC não temos os Legends… Ruim né… Outra sugestão de melhoria pessoal da EA!

    • cara na minha opiniao tem que tirar o legends , pow se o cara ja se aposentou ele nao tem que estar no game , se o objetivo é deixar real o jogo entao tirem isso , tipo nada haver, e nada contra quem gosta mais pelo amor de Deus aposentou ja era , só acho .
      procurei o dario conca que é um jogador fora de serie nao axei mais axei o pele lkkkkkkk pode isso arnaldo ? o cara ta voando na china eu nao encontro o pele ta quase morrendo no hospital ai eu axo dentro de 10 segundos kkkkkkkk . pode isso ? kkkkkkkk

  2. Olá! Quero fazer comentários no site de vocês, que gostei muito! Como faço para isso? Aguardo resposta, pois tenho muitas ponderações… Abraço!

  3. Pensei e escrevi aqui minhas 10 opiniões sobre o que o FIFA 16 poderia incluir:

    1. CORREÇÃO: Corrigir o bug acima citado, sobre os jogadores passarem “por dentro” de outros quando comemoram gols… É muito feio a EA manter esse erro com tantos recursos à disposição! Não concorda que um bom jogo é aquele que não permite que nossa atenção se desvie tanto com coisas bobas?

    2. EMOÇÃO EM JOGAR: Criar métodos de jogo onde podemos ganhar mais coins. Por exemplo: à medida que se vai avançando num campeonato, as coins a serem ganhas aumentam. 1º jogo = 400; 2º jogo = 500; 3º jogo = 600… e assim por diante…, e lá na final a partida valer uns 15 000 coins. Fazer com o que a taça apenas gere CFCs. Que tal? Algo diferente… É todo ano a mesma coisa nesse sentido… Mudar dá mais vontade de jogar.

    3. MELHOR SISTEMA DE PERDAS E GANHOS: Recompensar o jogador que abre mais pack’s, já que a EA quer que abramos eles. Exemplo: (1) colocar um numerador online de packs que já foram abertos e recompensar quando se atinge as marcas estabelecidas pela própria EA. Ganhar coins ou CFCs quando atingirmos 50, 100, 250, 500 e 1000 packs. Isso estimula seguirmos a sugestão de abrir os packs. (2) Conseguirmos melhorar nossos jogadores ao passo que eles fazem mais gols, sobem de divisão, dão melhores passes, defendem melhor; e depois equilibrar isso com a piora do jogador caso não façamos bom uso dele. Claro, pode-se equilibrar ainda mais a medida que vendermos o jogador. Daí ele poderia zerar tanto as melhorias como pioras que teve, permitindo a todos que façam sua parte. (3) Recompensar jogadores que negociam mais. Por exemplo: a cada período de 7 dias presentear o jogador que tiver um número mais equilibrado de compra e venda. Isso incentiva o jogador a ser mais equilibrado entre fazer coins e comprar points.

    4. VISUAL GRÁFICO: criar cenas dos jogadores (1) sendo levados pra fora de campo nas contusões, (2) sendo aconselhados pelos managers, (3) conversando entre si antes de cobrar faltas ensaiadas, (4) reagindo às pressões dos goleiros para que errem os pênaltis, etc… Ideia geral: tornar o jogo em si mais emocionante do que o trader.

    5. AMBIENTE DE ÁUDIO: (1) a narração deste ano foi muito boa no Brasil! Que tal acrescentar narrações DE ÉPOCA, que só estejam disponíveis à medida que as coisas forem acontecendo durante o ano… Daí inserirem um upgrade de áudio. Ah! Músicas novas misturadas com músicas conhecidas de grandes grupos, como ColdPlay, U2, etc… (2) Outra coisa: acrescentar gritos da torcida específicos para alguns craques, como Messi, CR7, Ibra, etc… (3) Incluir gritos de gol mais emocionantes e esticados no Brasil quando os gols forem decisivos… O Tiago Leifert é bom, mas acho que ele pode se empolgar mais em alguns gritos raros de momentos decisivos de gols importantes!

    6. PROVEDOR DA EA: tornar o provedor mais jogável. Ex.: esse ano, até agora, em média, para jogar uma partida online, precisei tentar umas 7 vezes com 2 Mb de rede estável e umas 3 vezes com 5Mb de rede estável. É muito ruim, né?

    7. AVISOS BENEFICIANDO A PLATAFORMA ESPECÍFICA DE JOGO: porque avisar sobre TOTW, torneios e promoções de packs apenas pelo Twitter e não incluir também estes avisos pelo próprio espaço no jogo para notícias? Beneficiem também os que não gostam de redes sociais! Eu, por exemplo… hehe…

    8. AUMENTAR AUTONOMIA NAS NEGOCIAÇÕES: não sou contra criar regras contra “pilantras da rede”, como recentes atualizações de “price range’s”. Gostei da mudança, pois assim nivela o jogo para todos. Mas sugiro algumas coisas: criar métodos adicionados de negociação. Por exemplo: (1) emprestar um jogador para outro clube por um preço menor do que o de compra por um número X de partidas; (2) permitir maior autonomia nas negociações entre os clubes. Criar algo parecido com o formato “Carreira” no ofline, permitindo aceitar ou não certas propostas; ou (3) algo ALTERNATIVO à colocar preços fixos seria criar pacotes específicos só para quem COMPRA FIFA POINTS.

    9. PERMITIR INTERAÇÃO DE PLATAFORMAS: poderiam impedir negociação entre plataformas, como sempre fizeram. Mas como os preços foram unificados, permitindo que compremos os mesmos itens das mesmas formas básicas, porque não criar um modo de jogo onde os clubes de plataformas diferentes possam jogar entre si sem que possam negociar. Nada mais equilibrado. Um amigo meu comprou o FIFA 14 para XBox e quero muito jogar com ele pelo PC, não pra negócios ou coisa assim, mas só pra manter a amizade. Afinal, não tenho dinheiro pra ter um XBox, mas quero manter contato com meu amigo unidos no mesmo jogo. Há algo errado em pensar assim?

    10. EQUILIBRAR CARACTERÍSTICAS DOS JOGADORES: fazer com que bons passes, lançamentos bem pensados, defesas incríveis, roubadas de bola, etc sejam tão determinantes quanto a simples característica de “correr e correr”, como muitos de nós temos achado. Afinal de contas, futebol não é só correr; exige perícia na condução de um jogo.

    Bem, essas são minhas opiniões. Não acho que tudo isso deveria ser feito. Mas como sei que muitos especialistas da EA lêem páginas da internet tão boas quanto essa, estou dando aqui meus “pitacos”.

    Estou mandando estas dicas também para a EA pelo site oficial.

    Agora é continuar jogando, esperando para ver o que será feito no próximo FIFA 16…

    Abraço a todos!

  4. PEDRO SILVA mandou muito bem..
    creio que é o desejo da grande maioria.
    O UT é um dos modos de jogos mais fantasticos ja feitos para os games, porem, é o que mais desperdiça esse potencial.
    O handcap é algo que me entristece profundamente, pois o corte de conexão pela propia EA, a manipualcao de scrip, e os jogadores ”bugados” é decepcionante.

  5. Sugestões para o FIFA 16

    1- As plataformas PC, PS e Xbox devem ter os mesmos jogadores, sejam legends ou outros.
    2- Ao ganhar uma temporada ou torneio os packs, que alguns contem, poderiam ser um jogador muito bom e não um monte ruim e contratos e etc. (como o torneio Irlandes que eve recente, com a cartinha do Keane) acho que é assim..
    3- Os melhores jogadores poderiam já vir com a cartinha diferente na cor, seria um destaque para eles e mais atrativo pro publico, pois são muito caros mesmo.
    4- A conexão dos servidores da AE, principalmente nos fins de semana tem que ser melhorada.
    5- Espaço para o dono do clube ou time, ser o próprio designer. Personalizar o que ele quiser do jeito que ele achar melhor. Exemplo; Uniformes, chuteiras, estádios, bolas e etc..

    A narração poderia ser do Silvio Luiz…. foi foi foi foi foi ele o craque da camisa 11 Neymar.

    Era legal..

  6. Pessoal, pensem aí: a dificultação da jogabilidade não é para ser tida como agradável, mas faz com que o jogo se torne mais empolgante. É como se a gente controlasse nosso time “num dia em que ele não está bem”, ou seja, num dia que o handicap torna ele “ruim”. Vou dar um exemplo de como se pode pelo menos tentar “segurar a barra” num jogo em que o handicap está tentando “nos derrubar”. Isso já aconteceu comigo diversas vezes. O pessoal reclama muito aqui sobre a correria do Doumbia e do Ibarbo. Mas sabe o que acontece? Todo mundo quer segurar o ataque deles com marcação automática no controle. Impossível! Joguei dezenas de partidas contra times humanos e do PC que tinham esses e outras “aves voadoras”. Sabe o que me ajudou? Me livrar da antiga doença “marcaciones automaticales” (kkkk….) Marquem no manual, não no automático. Esperem literalmente o jogador vir para cima, recuando um pouco o marcador, e apenas às vezes chame a marcação por zona. Dá certo!!! Ontem joguei com um cara que tinha só jogador azul na zaga e “corredores” no ataque. Ele fez 1×0 logo no começo. Testei a técnica acima e deu certo. Empatei, arrastei ele pra prorrogação e ganhei nos pênaltis. Emocionante! Difícil? Sim, mas emocionante! Eu e ele com 100% de entrosamento. Mas ele com 91 de qualidade e eu com 87! É possível? Resposta, sim! E isso que jogo só há 1 ano… Abraço pra galera anti-handicap! Criem modos de lutar contra o sistema! É gratificante vencer a balela da EA! Afinal, os inteligentes não estão só lá dentro. Vocês não concordam aí galera?

    • Mais ou menos, caro Pedro Silva.
      Esse negocio de handicap e principalmente o sistema determinar quando o meu time está bem ou mal psicologicamente nos transforma numa marionete do sistema. Quem tem que estar bem ou mal psicologicamente sou eu. Os jogadores tem que obedecer o meu comando. E eu nao tenho que me adaptar ás condições deles. O que acontece com o FIFA é a mesma coisa que aconteceu com o Gears of War 3. Quem projeta o jogo, está pensando em prender o maior numero de jogadores possivel. Entao, o sistema beneficia quem eh novo no jogo. E fica contra quem ja tem ampla experiencia. Por que o sistema faz isso? Porque é da natureza do ser humano abandonar algo que é muito dificil. Se um cara eh bom no PES, ele precisa reaprender tudo no FIFA. Se ele so ganhava no PES e chegando no FIFA passar a perder e perder e perder, a tendencia é que ele volte pro PES. Por isso a EA inventou esse lixo de handicap.
      Quero um jogo justo, que vença o melhor, como manda o ditado e nao que vença quem a EA quer que vença.
      Abraços!!

    • Isso da certo as vezes porque as vezes to marcando manual mais o adversário chuta de e faz o gol isso tá uma merda. Pareca que o sistema tipo que te castiga por se defender e outra coisa parece que é lei o mais fraco ganhar do time mais forte isso também tá uma porcaria.
      Me desculpa um abraço.

  7. Olha, acredito que consertando 3 problemas básicos, a melhora no game ja ia ser drástica:
    1 – Upgrade nos servidores. Os servidores da EA sao os mais nojentos que ja vi.
    2 – Que os goleiros pudessem ser menos retardados.
    3 – Que os jogadores parassem de dar tantas trombadas. Nem em jogo de futebol de cego tem tanta trombada como nesse jogo. Fora os penaltis que você nao faz nada, um tromba no outro e o juíz da penalti.

    Esse fifa foi um dos mais mal parametrizados que já vi. Eh um jogo pra esquecer. Infelizmente!

  8. Parabéns pelo Post,

    1º Trades e preços: Eu penso que o modo de premiações deve ser melhorado, se a EA quer realmente deixar o mercado aquecido, aumente o valor das premiações nas partidas e nos campeonatos, crie mais copas com premiações altas. Com muito dinheiro circulando, o pessoal automaticamente irá gastar, contratar jogadores para testar. O Fifa points poderia ser mais barato e ter promoções junto com os packs, isso faria praticamente todos que estavam comprando coins por fora, comprar estas fifa points.

    2- Bug dos Apelões: Eu ainda estou no 8º Divisão pois estou jogando há 1 semana, senti que pelo menos com os jogadores mais normais (cartas ouro normais e alguns ouros raros), o jogo não favorece os apelões que utilizam de bugs do jogo para vencer, no fifa 14 cansei de tomar gols de lançamento de bola nas costas onde colocava minha defesa recuada (ultra defensiva) e mesmo assim os caras sairam na cara do gol. Neste Fifa 15 eles colocaram a opção retranca total, utilizei em 2 jogos que eu estava ganhando e no final do jogo utilizei para segurar resultado, até o momento me parece funcionar bem. Porem espero pra ver quando tiver jogando em divisões maiores.

    3- Tipos de Jogo: Conforme dito a cima, se Fifa é uma simulação real, esta faltando mais realismo dentro do jogo, é muito fácil fazer gols no fifa, é preciso fazer mais a posse bola, a jogada bem feita, o drible, o real posicionamento dos jogadores. É decepcionante você jogar com um adversário que colocam Neymar, Robben e outros jogadores de ataque, jogando como volantes e os caras arrebentam, tem um senso defensivo que jogadores de defesa não tem, é muito erro.

    Grande Abraço

Deixe uma resposta