A primeira copa que eu me lembro, mesmo assim apenas rapidos flashes, é a de 74, mas é a partir da copa da Argentina que tenho lembranças detalhadas sobre o que acontecia, os jogos, os jogadores, os detalhes. Época de copa do mundo sempre foi uma verdadeira festa para que curte futebol, e mesmo algumas pessoas que não gostam de futebol, ao menos na copa do mundo assistiam aos jogos e torciam pelo Brasil.
 
No entanto as coisas mudaram bastante nestas ultimas décadas, nas copas de 78, 82, 86 e por ai, as informações ainda eram a passo de tartaruga. Basicamente a gente ficava sabendo que eram os jogadores das outras seleções por alguma informação da revista placar ou pelo sempre desejado album de figurinhas da copa. Estas disputadas a tapa na hora do recreio. Porém as informações sobre os jogadores eram bem escassas e somente na copa do mundo mesmo é que descobriamos a qualidade defensiva de um Bruno Conti, o faro do gol de um Boniek ou o passe incomparável de um Platini.
 
Com a chegada da internet, as pessoas passaram a ter a possibilidade de acessar informações que antes não estava disponível, e começamos a descobrir os campeonatos da europa. A ida de jogadores como Falcão, Junior, Zico e Toninho Cerezo fez com que algumas redes de televisão (Bandeirantes) se interessasse pelo campeonato Italiano e passaram a transmitir ganhando a simpatia de um bom numero de brasileiros que gostavam do bom futebol. Posteriormente a Espanha alcançou este posto de campeonato mais interessante aos brasileiros e então começamos a ver Champions League, Supercopa da UEFA e os mais diversos acontecimentos futebolisticos. No entanto ainda sempre tinhamos como foco os times gigantes, ou os brasileiros.
 
Então chegou o jogo de futebol Fifa, que junto com o Pro Evolution Soccer foi evoluindo a niveis de detalhes absurdos. Independente deste ou daquele ser melhor, o fato é que estes jogos nos levaram a um novo patamar de conhecimento. Quando eu pensaria que a seleção da Costa do Marfim oferece algum risco? Alguns anos atrás eu daria risada e passava direto, hoje quando alguem fala em Costa do Marfim, automaticamente eu fico sério e digo: Opa, calma lá, é uma seleção perigosa, como monstro Yaya Touré, o veloz Gervinho, Drogba o matador, Bony perigoso no jogo aéreo, o zagueiro Touré, irmão do meio-campista, Kone, Tiote, Traore. Quando eu conheceria quase de cor um time completo como o da Costa do Marfim?
 
O fifa nosso de cada dia tem muitos problemas a serem solucionados enquanto jogo, mas em termos de enciclopédia futebolistica é de um valor inestimável. Hoje eu sei não apenas quem são os jogadores das equipes grandes e pequenas ao redor do mundo, mas sei suas qualidades, sei onde anda aquele jogador brasileiro esquecido que saiu do Brasil como grande promessa, ou aquele craque de duas copas passadas, que agora está em um time desconhecido, mas que com nosso bom e velho Fifa, não tem como ficar escondido. Tudo bem que faltam ainda algumas ligas, alguns clubes mas que a cada ano está mais completo.
 
Tornamo-nos especialistas no assunto por conta do jogo, e por conta dele acabamos indo buscar mais informações pela internet sobre o mesmo assunto, uma bola de neve de conhecimentos esportivos.
 
Se o Fifa15 vai ser melhor ou pior jogo eu não sei, mas que será uma enciclopédia melhor ainda, disto eu não tenho duvida.
 
Feito!
 
 
 
 

Deixe uma resposta