4-1-2-1-2

 

 

O 4-1-2-1-2 é a formação clássica pela qualidade e o mais utilizado pelos jogadores, e o  principal motivo é que ela se adapta a praticamente qualquer estilo de jogo e tem uma grande linha defensiva. A versatilidade, para mim, é a melhor arma a se explicar. Com os mesmos jogadores em uma linha, vai nos permitir fazer diferentes tipos de ataque, que acrescentam um elemento surpresa que surpreende os adversários, que acabam sem saber como se defender. A chave aqui é dominar diversos estilos de jogo!

 

Tudo isso não significa que se especializam em um estilo de jogo, pois pode haver outras configurações que melhor se adequam a nossa forma de jogar, mas se, em vez disso, os jogadores são completos, capaz de dominar as várias artes deste FIFA 14 , 4-1-2-1-2 vai vir a calhar exatamente com o esperado.

 

Pessoalmente, eu expressei em um comentário que essa não é minha formação favorita, pois notei que no meu estilo de jogo, a presença de pontas me dá uma fácil saída com relação ao que preciso no meu jogo, que é algo que eu não posso usar nesta formação, e daí a minha preferência por outras formações. Obviamente, isso não significa que o que não funciona para mim, não ir funcionar para você.

 

A formação 4-1-2-1-2 conta com uma forte linha de 4:

 

- Um volante, que bate de frente ao ataque rival e pode iniciar uma jogada de ataque.

- Dois alas(esquerda e direita) que começam um pouco mais de trás do meio de campo e que participam muito da criação das jogadas

- Um meia atacante,  responsável por servir nossos dois atacantes!

 

As principais características que definem esta formação são:

 

  1. Versatilidade. Nessa formação, você pode realizar todo o tipo de ataque!
  2. equilíbrio na defesa é excelente, graças à presença de um volante;
  3. É a melhor formação do jogo para quem gosta de desenvolver uma jogada com passes curtos e lançamentos longos;
  4. Os alas (direita e esquerda) não são tão ofensivos, pois se tornam jogadores importantes para a criação das jogadas

 

esquema

 

Como jogar no 4-1-2-1-2?

 

Antes de explicar as variações de ataque que podem existir no 4-1-2-1-2, e eu quero me prender ao que eu tenho como posições-chave nesse guia, que para mim são os alas. Dependendo da escolha dos jogadores nessa posição, podemos estar perante uma formação ou outra totalmente diferente. Em geral, podemos escolher dois alas que usem muito bem as duas pernas (4 estrelas de pé fraco para cima), para que estejam muito mais envolvidos na criação do jogo, uma vez que estes jogadores tendem a cortar para dentro e avançar pelo meio. Por outro lado, se optou por alas que só tem uma perna boa (3 estrelas de pé fraco para baixo), as jogadas podem se desenvolver mais abertamente pela ala, mas você poderá sentir uma grande dificuldade na saída de bola a partir daquela posição.

 

Meu conselho é colocar um jogador de cada tipo. Dessa forma, teremos um jogador que vai jogar por dentro, ajudando a manter a posse de bola e criando jogadas (de preferencia, com 4 estrelas de drible e 4 de pé fraco, e do outro lado um homem que pode correr pela ala e procurar a linha de fundo para cruzamentos ou criar jogadas em profundidade (que pode ter menos de 4 estrelas em ambas que citei acima). Desta forma, teremos muitas opções em campo!

 

Como eu disse anteriormente, se existe uma palavra que define essa formação, é a versatilidade . Com a 4-1-2-1-2, podemos manter a posse bola, encontrar os alas, e ter um poderoso time do meio para frente, que pode realizar contra-ataques ou fazer jogadas curtas que vão até a área adversária, que é o que explicarei adiante.

 

Um dos ataques que estão provando ser o mais eficaz neste FUT14 são as jogadas de apoio. Você está querendo saber do que estou falando? Se você ainda não sabe, leia com atenção. Quando fazemos um passe curto pressionando L1, depois de fazer o passe, o jogador vai correr em direção ao gol do adversário para conseguir dar uma opção a mais de passe (conhecido também como 1-2).  Essa tática abre e pode destruir a defesa, e criar lances mano a mano com o goleiro. Bem, se deseja desenvolver suas jogadas dessa maneira, essa é a melhor formação. Por quê? Simples! Porque teremos diversas opções em campo para tocar a bola e encontrar diversas opções de jogadores que podem romper a defesa adversária, sem nos esquecermos do apoio do meio atacante, que será extremamente útil para na realização do 1-2.

 

Não abuse dessa técnica, porque se o adversário for experiente, você vai afundar rapidamente, pois você vai sofrer muito com contra-ataques. Mas, se você souber como combiná-lo com um jogo baseado no toque de bola, souber usar bem os alas e dominar os contra-ataques, seu adversário não vai saber como pará-lo e isso vai tornar você um rolo compressor na 4-1-2-1-2!

 

Lembre-se, o ponto crucial dessa formação é a versatilidade que a mesma nos dá, portanto, tente combinar suas técnicas de ataque para ter sempre esse fator ao seu lado.

 

 

 

Defensivamente, essa formação é muito equilibrada, pois a presença de um volante será o primeiro ponto de defesa antes dos zagueiros, e também, o volante da uma cobertura adequada para os alas. Mas cuidado! Se os seus alas forem muito ofensivos, você acabará sofrendo muitos contra-ataques pelos lados.

Outro ponto a favor da defesa no 4-1-2-1-2 é que os alas também podem ser um ponto de defesa a mais no campo, ajudando a cobrir na cobertura juntamente com os laterais.

 

Em suma, esta é uma formação em que podemos desenvolver diferentes tipos de jogadas de acordo com a ocasião, que podemos ser imprevisíveis e devastadores no ataque, sem que nos descuidemos da nossa defesa!

 

Que jogadores colocados utilizar na 4-1-2-1-2?

 

Goleiro: Não há nada de especial nesta formação que nos faz prestar atenção a algum novo atributo em especial. Simplesmente, fique atento a altura do goleiro na hora de realizar sua escolha.

Se você está satisfeito com seu goleiro atual, não troque só porque alguém lhe diz que há outro melhor, pois no final, a escolha do goleiro é muito pessoal.

 

Ex: Neuer, Cech, Courtois, Handanovic

 

Zagueiros:  Para resumir, olhe sempre dois atributos que não aparecem nas cartas do jogador, que é a ALTURA e a FORÇA, e não olhe somente a VELOCIDADE!

A altura é muito importante em repelir as bolas altas; e sem força terá dificuldade em confrontos mano a mano, já que este é um ponto que foi melhorado em FIFA 14.

 

Ex: Kompany, Chiellini, Thiago Silva, Sergio Ramos

 

Laterais: Aqui nós temos que tomar a primeira grande decisão nesta formação. Proponho que você escolha um ala que esteja do lado do campo que seja o mesmo lado da sua melhor perna, e outro, que possa usar a perna trocada! Com o ala que usa a perna trocada, eu não vou avançar pela linha de fundo, mas vou usar ai um lateral ofensivo (H/M), que poderá fazer essa tarefa! Isso fará com que este lado seja constantemente usado para atacar, criando certo buraco em nossa defesa, mas a princípio, isso é aceitável! Mas, como do outro lado temos um ala de natureza, que vai avançar pelas laterais, vou colocar então um lateral mais defensivo para equilibrar nossa retaguarda! Desta forma, eu tenho várias opções: Um ala que toca a bola e cria a jogada, com um lateral que avança a linha de fundo, e no lado oposto, um ala que avança pelas alas, com um lateral mais defensivo, fazendo a cobertura.  Isso é totalmente efetivo, pois podemos atacar e nos defender muito bem ao mesmo tempo!

Se você gosta de arriscar sua defesa a fim de ter mais opções de ataque, você pode sempre colocar os dois alas com pernas trocadas e usar dois laterais ofensivos para correr pela linha de fundo. Assumindo o risco de ter espaços grandes na defesa, lembre-se de usar alas que também possam defender e cobrir a subida dos laterais.

 

Ex: Par de lateras ofensivos e defensivos

41212-LT

 

 

Volante: Este jogador tem duas funções. Primeiro, tem a função de ser o primeiro a tentar para o ataque adversário sem que a bola chegue muito próxima a nossa área, para que nosso time se reagrupe e feche todos os espaços possíveis. Além disso, é o primeiro jogador que pode iniciar uma jogada. Por isso, precisamos de um jogador que tenha um excelente passe, pelo menos, um excelente passe curto. Uma coisa a notar é que em outras formações, por exemplo, 4-2-3-1 (2), o Volante é  usado constantemente para lançar a bola nas costas do adversário. No entanto, na 4-1-2-1-2, tenho notado que este jogador é geralmente bem bloqueado pelo adversário, e usar o mesmo para passar a bola a frente é muito arriscado. Portanto, muito cuidado com isso, porque perder uma bola nessa parte do campo pode ser catastrófico! Portanto, eu recomendo criar as jogadas com os alas através de passes curtos, mas caso a pressão do rival esteja alta, passe a bola para o outro ala, através de lançamentos longos.

 

Ex: Touré, Javi Martinez, De Rossi, Essien

 

Alas: Como mencionei anteriormente, são as posições-chave dessa formação. Podemos escolher alas de natureza, rápidos, que podem sair jogando até chegar à linha de fundo, ou então jogadores de perna trocada, que se envolvem mais no toque de bola e podem chutar a gol.

Para mim, a melhor opção é usar um ala de cada tipo em cada lado, colocando um lateral defensivo atrás de um ala de natureza e um lateral ofensivo atrás de uma ala que jogue com a perna trocada. Esta combinação nos dá uma saída rápida por uma ala, na qual eu posso explorar a velocidade até a linha de fundo, e pelo outro lado, um jogador que cria as jogadas através de passes curtos com a opção de chutes a gol.

 

Ex:  Par de alas ambidestros e que jogam do lado da perna forte.

41212-Bandas

 

Meia atacante:  nosso jogo de ataque deve girar em torno dele! Você deve usar um jogador que tenha um bom passe combinado a um bom controle de bola! Além disso, escolha alguém que chute bem, porque ele se tornará uma arma a mais para chutes de dentro e fora da área. A velocidade aqui não é importante, mas sim, quantas estrelas de pé fraco o jogador tem. Escolha um meia atacante com pelo menos 4 estrelas neste aspecto, que é uma grande vantagem no que se diz a distribuir e criar jogadas com grande habilidade. Quanto as workrates, eu aconselho você a optar por um jogador M/M! A razão disso é, que nessa formação, já temos dois atacantes que vão bagunçar a defesa adversária, e se usarmos um meia atacante com uma workrate alta no ataque, ele se converterá e um terceiro atacante, deixando de aproveitar essa linha no meio que é aonde esse jogador poderia causar mais danos ao adversário.

Nessa posição, o meia atacante se torna um pivô, ideal para se tornar uma referencia no seu time para trocar passes curtos ou longos afim de chegar ao gol.

 

Ex: Alguns bons CAM com Workrates Médio/Médio

41212-MCO

 

Atacantes: Uma formação com dois atacantes permite ter um leque de opções de jogadores que ofereçam diversos tipos de ataque . Para mim, a melhor opção é combinar um atacante rápido e muito objetivo, que também tem um workrates H/L, para estar sempre na melhor posição para lançar um contra-ataque ou quebrar a defesa usando da sua velocidade; com outro do tipo tanque, com workrates H/H ou M/L que combine ataques com o meia atacante, e que possa principalmente ter um alto poder de cabeceio. Se fizer da maneira descrita acima, poderá fazer com que a zaga adversária se concentre na velocidade do seu mais rápido atacante, deixando o seu atacante tanque mais livre, com claras chances de remate pelo chão ou pelo alto!

 

Ex: Bons centro-avantes tanque com bom cabeceio e Workrate Média/Baixa

41212-DC

 

Resumindo, essa é uma formação clássica, que nunca deixa de ser excelente!

Na verdade, é a que melhor combina diferentes estilos de jogo, dando-nos um fator ‘surpresa’, que se soubermos explorar, ganharemos muitos jogos. Uma coisa é certa e pesa a favor desta formação:  Muitos jogadores se cansaram dessa formação e partiram para tentar as novas formações que surgiram no FIFA 14 (como a 433-4), mas com o passar do tempo, eles voltam a usar a 4-1-2-1-2.

 

 

 

Fonte: http://www.todoultimateteam.com

Traduzido por Dan Vieira

 

 

Deixe uma resposta