Todos sabem do prazer que tenho em montar e jogar com times tops, com os melhores jogadores. (Isso só foi possível para mim graças a sorte que tive no início associada a muitas noites procurando as melhores ofertas no mercado para lucrar bem, enfim, deu trabalho).
Montando grandes times cheguei à terceira divisão e com a ajuda do meu grande amigo Bernardo Correia montei o time dos sonhos
 
 

E assim fica após duas substituições

 
 
Time perfeito! Ótimo defensivamente e ofensivamente dispensa comentários. Esse time mitológico levou o clube Skywalker 07 ao título da 1ª divisão e então eu falei para mim mesmo:
_ Esse é meu time ideal, ficarei com ele até o FIFA15!
 
Doce ilusão!
 
Com este time caí da 1ª para a 6ª divisão e continuei despencando. Cheguei a pensar que tinha desaprendido a jogar, nada dava certo, os jogadores não rendiam. Resolvi vender todo o time (menos o Ibra rsrs) vendi as coins, comprei um PS4 e montei um time da BPL comum.
 
Voltei a jogar e impressionantemente, voltei a ganhar, cheguei a 3ª divisão, resgatei a minha honra, não toda é óbvio e infelizmente por pouco tempo. Aconteceu que após um tempo com este time voltei a ter um péssimo rendimento e decidi vender alguns jogadores e comprar outros para testar. Nisso a mágica aconteceu novamente, voltei a ganhar e ter um melhor rendimento.
 
Toda esta introdução para explicar baseado em que formulei minha Teoria sobre o Handcap, ou script, ou chame do que quiser.
 
Bom, minha teoria é a seguinte, Imagine a seguinte situação:
 
Você depois de testar vários jogadores acha o time perfeito, que se adequa perfeitamente ao seu estilo de jogo, jogadas ensaiadas perfeitas, uma zaga consistente, não por ter os melhores defensores, mas porque funciona pra você. Enfim, O time! Você vira pra você mesmo e diz (o que eu exatamente disse pra mim):
_ Este é o time, não vou mais mexer!
 
Imagine que você não mexa mais no time, não compre mais jogadores, você não precisa é óbvio! Você ganha as partidas jogando contra players inferiores, empata as partidas com jogadores de nível bom e até perde algumas para uns viciados por ai, nada que te perturbe, pois você achou “O TIME IDEAL” pra você.  Mas esse cenário traria o caos mundial e eu vou explicar o porquê.
 
Imagina todos os players de FUT encontrando seu time ideal. Imagina a “alegria” da EA quando o número de pacotes abertos diminuísse drasticamente, pois abrir packs não seria mais uma necessidade tão grande. Diminuiria também a quantidade de pessoas que compram fifa points. Para quê gastariam dinheiro já que já se tem o time ideal?  Com isso, o valor de mercado dos jogadores cairia absurdamente, posso imaginar “Messis”, “CR7s “ e “Ibras” na casa dos 500k em tempos de alta de mercado (talvez um exagero da minha imaginação). Consumíveis subindo de preço, pois a procura seria alta e a oferta não seria tanto quanto atualmente. Com isso a dinâmica, ou seja, a graça do jogo diminuiria e isso seria péssimo para os lançamentos futuros da EA Games.
 
Suponhamos que a EA antevisse este cenário. Pensaria em qual a melhor forma de contornar esta situação e ai eu pergunto: por acaso tem forma melhor que não permitir um time ideal? Pensamento da EA:
_Mantemos um determinado limite de rendimento para um determinado elenco, ao atingir este limite diminuímos este rendimento, o colocamos para jogar contra times de divisões acima da dele (se ele tiver na 5ª divisão, o colocamos para jogar com times da 3ª), ele começará a perder e isso o forçará a querer melhorar o time, o que fará com que ele compre packs, o que fará com que ele compre fifa points, o que elevará o preço de jogadores no mercado, o que fará ele gastar mais dinheiro para suprir a necessidade de melhorar seu time para que renda novamente.
 
Nesse mundo capitalista em que vivemos porque os motivos seriam outros a não ser o lucro?
 
Concluindo, gols de cabeça é bug (embora diminuam bastante nos consoles next generation PS4/ONE mais isso é outra teoria), gols aos 90’ é bug (uma tentativa falha de melhorar a experiência do jogo), queda de conexão, erros no calculo de pontuação, tudo isso é bug. Em alguns casos o problema da nossa queda de rendimento com determinado time é até nosso, nossos erros.  Mas, é fato, havia e há a necessidade de manter o jogo vivo, e essa é minha teoria de como o fazem.
 
Vida que segue!
 
 

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu não tenho muita experiência com FIFA, mas o pouco que jogo no temporadas posso entender que há sim muita coisa estranha que envolve não só o caso do mercado.

    Agora a mais nova façanha foi no FIFA World Cup 2014 onde eu, JOGANDO COM A PALESTINA, cheguei à FINAL DA COPA!!!

    Sim, isso mesmo, a Palestina!

    Eu entendo que a EA queira deixar o jogo com equipes mais equilibradas mas isso chega a ser ridículo! Eu não sou um bom jogador de FIFA e não peguei só pereba pela frente… ganhei de 3 caras com o Brasil e perdi a final contra o Chile (olha aí novamente rs) por vacilo.

    Claro, vc vai pegar um time como a Palestina e vai ter que explorar as CARACTERÍSTICAS de cada jogador do time, mas é muito exagero subir o nível do time ou diminuir o do adversário para nivelar a partida.

    Eu não consigo entender isso!!!

  2. Boa teoria, muito consistente. Passei pelo mesmo outro dia, montei um time que pensei ser o time ideal, mas de uma hora pra outra os caras pareciam não correr como antes, Cassillas tomou um gol do meio de campo numa bola rasteira e antes ele pegava tudo! Muito estranho…

Deixe uma resposta