(Este artigo usa como base jogadores brasileiros do FUT14, mas que podem ser aplicado a qualquer jogadores)

A formação dita “perfeita” é a formação que se encaixa melhor ao seu estilo de jogo... mas qual meu estilo de jogo?

Este artigo inicial irá tratar das características de cada posicionamento do jogador.

Antes de buscar um esquema predefinido por terceiros do tratar o melhor posicionamento, você deve parar para analisar qual o SEU estilo de jogo, o que funciona perfeitamente pra mim pode não funcionar tão bem para você, e como todo bom time, que comecemos pelos defensores.

dispositivo táctico

Os defensores:

O goleiro deve ser escolhido de forma a calhar bem em sua formação... Calhar bem em minha formação? E existe alguma característica do goleiro, além de seus atributos, que influenciem em minha formação?

Sim, há, existem goleiros tradicionais e acrobáticos. (eu prefiro os tradicionais, já que não permito que meus adversários exijam muitos “milagres” de meus goleiros, em co9ntra ponto, são mais ”seguros). Jefferson [Tradicional], Júlio Cesar [Acrobático].

Meus zagueiros são frequentemente mudados, não se pode ter pena em gastar um jogo no contrato, nem muito menos achar que existe uma zaga definitiva... Você irá enfrentar adversários que adoram jogo aéreo, enquanto outros só jogam com velocistas e ainda há os realmente habilidosos, que usufruem de todos os “poderes” de seus atacantes, adaptar-se á eles é o melhor caminho, aprenda a identificar qual zagueiro é melhor contra qual forma de ataque. Thiago Silva, Miranda [Rápidos], Dante [Cabeceador].

Laterais... haaaa os laterais, não sei jogar sem eles, eles são o melhor caminho para um bom contra-ataque, ou para melhor compor a defesa contra atacantes rápidos e o melhor, para atacar e cruzar pelas laterais... escolha muito bem seus laterais, eles podem tanto servir para melhorar sua defesa na velocidade e evitar cruzamentos, como podem ser seus melhores amigos no ataque, procure o que se encaixa mais com seu estilo. Marcelo e Dani Alves [ambos].

Meio Campistas, Esses existem aos montes, já vi gente usando Diego como VOL, como Paulinho como MEI, mas não podemos julgar, cada um tem sua tática lembra? Bem, mas deixarei aqui a minha opinião sobre algumas dessas funções adequadas (em minha opinião). Os MEI devem ser jogadores inteligentes (criação) e finalizadores ou jogadores Rápidos e habilidosos para junto aos atacantes finalizarem o ataque. Diego, Hernanes [Int + Fin] Fernaninho, Oscar [Rap + Hab]

Ainda no meio campo temos os volantes, neles temos que pensar enquanto defensores, pois é isso que eles são, neles procuramos os melhores atributos em defesa (os demais dependerá de sua tática). Dentre os mais famosos e fáceis de destacar algumas dessas táticas, está Felipe Melo e Ramires de um lado (rápidos, percorrem o campo todo) e Luiz Gustavo (Volante tradicional, fixo ali para ajudar na defesa) e Paulinho (que sempre gosta de pegar um rebote e auxiliar mais o ataque). Saber qual deles seve melhor para sua tática é essencial, não existe o melhor, existe o que se encaixa melhor em sua tática.

Pontas... Esses são meus calcanhares de Aquiles, são hoje o que mais gosto de jogar (apesar de ainda não estar usando-os da melhor forma, e por isso perdendo muitas partidas, e serem problemas na hora de substituições)... Eles são como atacantes, mas correm muito e finalizam como ninguém, normalmente recebem bolas cruzadas (sejam aéreas ou rasteiras) dos MEI e do ATA/SA antes da entrada da área para chegar finalizando (e como finalizam...)

Atacantes... Precisamos falar sobre eles? Não é só saber empurrar a bola para dentro? .... Também........, mas é interessante saber-mos algumas características que nos ajudarão neste acontecimento. Primeiro, temos que saber finalizar, seja por cima ou por baixo, e isso influenciara na escolha de nosso atacante, algumas formações nos pedem Neymar, enquanto outras Exigem Diego Costa ou Fred. Antes de finalizar seu time e escolher seus atacantes e formação, experimente jogar com times de diferentes formações para encontrar a adequada a você, o FUT14 tem a opção de você experimentar o time de um amigo, faça isso, procure também nos times tradicionais o que você busca para você.

Após todo este blá blá blá você deve estar se perguntando... e qual a que Você acha a melhor?

Vou dizer... 4222

Gosto de manter minha zaga inicial com Thiago Silva e Dante (pois estou seguro por cima) e laterais Marcelo e Dani Alves (que além de atacarem para cruzar, me auxiliam nos ataques sofridos por velocistas).

Um volante de confiança, que não fuja de sua posição, Luiz Gustavo, e outro que se arrisque um pouco e me ajude em alguns momentos específicos, Felipe Melo, Paulinho ou Ramires.

Dois MEI inteligentes (já que meus laterais fazem o papel de velocistas e cruzadores) Diego e Hernanes, deixam os atacantes na cara do gol e ainda fazm os seus também. (as vezes inverto um pouco as coisas, mudo os laterais, seja pra descansar os titulares ou apenas pra me defender mais [precisando apenas de um empate] e coloco MEI rápidos para cruzar e chutarem, vai do clima e de cada situação)

Dois atacantes de características diferentes, um cabeceador fenomenal, Diego Souza me supre esta necessidade, apesar de não ser fenomenal, e outro rápido que dependerá da fraqueza de meu adversário, seja nas bolas aéreas, Fred, ou nas bolas rápidas, Neymar (como meio termo, fico com o Alexandre pato).

Não falei de minha formação atual e preferida para se divertir 433, por que me sinto mais seguro com a 4222.

Para sua formação, aconselho experimentar várias antes de sair comprando cartas muito caras. E Lembre-se, respeite as posições, Atacante é Atacante, e Zagueiro é Zagueiro, o mesmo vale para TODAS as posições, ache a que se adapta melhor a sua formação, se você usa um MEI Int, mas ele nunca cria (mesmo sendo o melhor do FUT14), experimente troca-lo.

No próximo artigo falaremos sobre Entrosamento... O Tchan para sua formação, até a próxima pessoal!

 

Por AK Baumgartner

Deixe uma resposta